Workshop discute Diversidade como parte da Responsabilidade Social

WORKSHOP DISCUTE DIVERSIDADE COMO PARTE DA RESPONSABILIDADE SOCIAL

Donnalyn Pompper, da Universidade de Oregon (EUA), é professora convidada do XII Abrapcorp

Nesta terça-feira (15/05), aconteceu o workshop “Internal Public Relations: Modeling Diversity as Social Responsibility”, ministrado pela professora da Universidade de Oregon, Donnalyn Pompper, palestrante convidada do XII Abrapcorp.

Um dos principais enfoques do minicurso foi de que os profissionais de Relações Públicas devem se tornar ativistas e militantes das questões de diversidade como parte da responsabilidade social das organizações e, assim, devem sempre voltar seus esforços para uma atuação ética considerando esses valores. Segundo Pompper, os profissionais de comunicação não podem ignorar as fronteiras de gênero, de raça e de religião existentes, mas devem trabalhar com elas no sentido da construção de um mundo organizacional mais equilibrado, inclusivo e diverso. 

Nesse contexto, as mídias sociais vêm trazendo uma mudança emblemática dentro do fator da diversidade. Entretanto, em alguns países, as leis e as políticas têm intensificado a discriminação de pessoas. Nas organizações, de forma geral, ainda prevalece a contratação de funcionários que tenham sempre o mesmo perfil, perpetuando-se os privilégios dos mesmos grupos. 

Por isso, os profissionais de RP têm como um de seus papeis nas organizações garantir que prevaleçam os direitos de todas as pessoas, aplicando as teorias existentes em sua atuação no sentido de contribuir para a diminuição da discriminação e da marginalização de grupos minorizados. Pompper afirma também que as organizações não estão preparadas para dar espaço para as diversidades, o que torna esta inclusão uma conquista difícil e lenta.

Terça-feira, 15 de Maio de 2018.