Desafios da Comunicação e Diversidade nas Organizações

DESAFIOS DA COMUNICAÇÃO E DIVERSIDADE NAS ORGANIZAÇÕES

A segunda tarde de atividades do pré-congresso do XII Abrapcorp aconteceu nessa terça-feira (15/05) e ficou por conta da oficina intitulada “Os desafios da comunicação e diversidade nas organizações”, ministrada por Clarissa Daroit, gerente de Recursos Humanos, Comunicação & Diversidade da América do Sul da AGCO América do Sul.

A proposta da oficina foi demonstrar experiências práticas acerca do tema e endereçar a construção de ideias com o intuito de conectar pessoas de forma dialógica por meio de dinâmicas de grupo. Abordando o processo de conexão dentro de uma organização, Daroit afirmou que a forma de fazer comunicação precisa ser trabalhada de maneira integrada, com a finalidade de se alcançarem públicos específicos e suas individualidades. De acordo com ela, o conceito de comunicação massificada está ultrapassado e precisa ser repensado, afinal, no “modelo de redes”, prevalecem interações que auxiliam no desenvolvimento dos objetivos das organizações, de acordo com o planejamento.

Para Daroit, a comunicação precisa de um propósito. Com isso, viabiliza-se uma construção adaptável para cada situação. Segundo a especialista, o mundo está cada vez mais plural, com seres integrais conectados a todo momento. Por isso, para que haja comunicação, é fundamental respeitar as diversidades, ter empatia e estudar personas.
A executiva ressaltou ainda que a gestão de mudanças está presente em qualquer contexto. Dentro de uma organização, as pessoas precisam ser proativas para adequarem-se às mudanças de cenários. Somente assim é possível engajar e sustentar determinados propósitos. Nesse sentido, é preciso agir de forma colaborativa para incentivar mudanças coletivas porque a comunicação integrada está diretamente ligada aos paradigmas das relações humanas.

Terça-feira, 15 de Maio de 2018